Semanal   AE PRO

  Postado em 11 de setembro de 2017



Visão Geral

A semana que passou trouxe consigo mais alguns ingredientes da "sopa econômica de letrinhas", em especial, PIM, IPCA e Selic.

A Pesquisa Industrial Mensal - PIM, referente ao mês de julho, apresentou um crescimento ainda insuficiente da produção industrial, mas, apesar de tudo, trata-se do quarto mês consecutivo de resultado positivo. 

Isso nos permite afirmar com alguma certeza que a economia parece realmente ter encontrado um caminho para voltar a crescer. Assim, se as coisas seguirão como estão, voltaremos a crescer, mas de forma muito lenta.

O ponto central é: as coisas seguirão como estão?

O índice oficial de inflação (IPCA) registrou ficou em 0,19%, após variação de 0,24% em julho. Para os meses de agosto, esta foi a menor variação desde 2010 (0,04%). No ano, o acumulado foi de 1,62%, bem abaixo dos 5,42% registrados em agosto de 2016.

Isso só reforça uma coisa: a economia está realmente fraca, afinal, preço baixo nem sempre é algo positivo. No nosso caso, mostra que as empresas estão reduzindo seus preços para tentar vender mais (ou ao menos manter suas vendas).

E a Selic, a taxa básica de juros da economia definida pelo comitê de política monetária (Copom) reforçou isso também. Acreditávamos que o Copom reduziria a Selic em 0,50 pontos percentuais (p.p), mas, contrariando nossas expectativas, o Copom reduziu em 1 p.p.

Isso significa que nossa taxa de juros hoje é de 8,25% ao ano (e se, ainda assim, as empresas não estão retomando seus investimentos, a coisa tá complicada mesmo).

Nesta semana que se inicia teremos menos dados vindos do Brasil. O destaque está na Pesquisa Mensal do Comércio referente ao mês de julho.

Os dados relevantes virão do exterior: produção industrial da China e dos EUA, inflação e vendas no varejo dos EUA, além da taxa de juros da Zona do Euro.

As notícias da semana que passou não são tão boas. Mas sempre dá para se ajustar ao cenário.

Acompanhe o Painel Semanal PRO 081 e saiba mais.

Perspectivas

No Brasil


Aqui em terras brasileiras a semana será mais amena em termos de indicadores econômicos. 

Na terça-feira (12/9), o IBGE divulgará os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do mês de julho/2017, com o resultado das vendas do setor.

O comércio registrou resultados positivos nos últimos meses, puxados especialmente pelo estímulo dos saques das contas inativas do FGTS. 


Compartilhe isso:

Deseja receber nossas análises semanais? Inscreva-se e participe do Análise Econômica FREE!

* Caso não queria mais participar do Análise Econômica FREE, digite novamente seu nome e e-mail.